segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Miss Siddal-livro1

Vários livros influenciaram a minha cozinha. Mas houve um, há muitos anos, que me mostrou que é possível saborear verdadeiramente a comida e conseguir descrevê-la. Descrever um sabor é verdadeiramente difícil, mas ele conseguiu-o.
Aquilo que ele descreve só provei no verão passado, em França, lugar onde o preço das ostras é mais convidativo que em Portugal. Como se faz? Lavamos as ostras, abrimo-las e juntamos sumo de limão. Há quem as grelhe, nós não. Com um garfo tiramo-las da sua concha e deixamos que o mar entre...Quando as provei lembrei-me dele e do seu livro. Não estava em Paris mas em Bordéus mas o sabor esse, era mesmo esse...

"Comi as ostras, que possuíam um forte sabor a água do mar e um leve trave metálico que o vinho branco e fresco ia neutralizando para lhes dar somente o gosto próprio da sua masa suculenta e, à medida que ia bebendo o líquido frio de cada concha e o fazia descer com o vinho fresco e bem apaladado, ia deixando de sentir a tal impressão de vazio. Comecei a sentir-me feliz e a fazer planos."

Paris é uma festa
Ernest Hemingway