quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Marmelada da Tia Rosa

Com um toque de Marta.

Nunca tinha experimentado fazer a marmelada :S, apesar de a ver ser feita na família desde sempre, mas acabo por falhar sempre um ou outro momento fundamental.
Afinal, nada de muito grave, que a marmelada é um doce muito fácil de se fazer!
Para esta receita, usei os marmelos que eu, a Z. e o N. apanhámos em Tomar!

Ingredientes:
1 kg de marmelos
700 gr açúcar amarelo
Sumo de limão
Um pouquinho de água

Descascar os marmelos e cortá-los em pedaços. Eu corto-os em quartos, e depois corto os quartos ao meio. Ir colocando os pedaços numa tigela com água e sumo de limão, para os marmelos não escurecerem.
Colocar um pouco de água no fundo de um tacho e pôr a fruta ao lume. A água, que evapora logo, é para evitar que a fruta se cole ao fundo.
Colocar o açúcar e deixar cozer bem, com o tacho tapado, mexendo de vez em quando. A Tia Rosa, para este processo, utiliza a panela de pressão, mas chegámos à conclusão que desta forma também se faz bem, e a cozinha fica com um cheiro muito agradável!
Quando a fruta estiver cozida, passa-se muito bem com a varinha mágica.
O aspecto que deve ter é o de um puré grosso.
Se necessário, volta ao lume a apurar, mas neste caso ficou logo bem.
Achei que tinha uma cor demasiado clara, mas depois de tirar do lume começa a escurecer.
E ficou muito boa!

Nota: a Tia Rosa (aka Tia TS…) é a minha tia avó, irmã da minha avó. Ontem à tarde, na cozinha, estávamos as 3. Faltava a minha mãe e a minha tia, que mora nos States, mas que é saloia pura e que, tal como esta sobrinha, tem a mania dos doces e compotas. Uma família de mulheres, afinal!

Sem comentários: