sexta-feira, 10 de agosto de 2012

JC100 - Potage Parmentier.

Diz-se que Julia a fazia quando se sentia assim a modos que aborrecida, e é realmente verdade que, depois de uma casa cheia durante quase uma semana, as coisas ficam um bocado aborrecidas quando a maralha se vai embora, e sente-se um gostinho bastante agradável em fazer esta sopa, que, pelo que dizem, é simples, e não fácil, que são duas coisas diferentes.

Simples, porque leva apenas alho francês, batata, água, manteiga, sal e salsa.

E é, simplesmente, divinal!


Ingredientes: 

3 a 4 chávenas de batatas em pedaços
3 chávenas de alho francês em pedacinhos finos
cerca de 2 litros de água
1 colher de sopa de sal.
salsa picada, a gosto


Cozer em lume médio/baixo os vegetais na água e no sal, parcialmente cobertos por uma tampa, durante cerca de 40 - 50 minutos, até os vegetais estarem bem cozidos.
Retirar do lume e esmagar os vegetais com um garfo ou passá-los pelo passe-vite. Na falta disto (e aqui há falta disto, está tudo muito bem encaixotado em Portugal...), admite-se a hipótese de dar uma leve passagem com a varinha, mas muito leve, que a ideia é ficarem pedacinhos dos vegetais, e não um creme, já que, segundo a Julia, é típico dos franceses gostarem de sopas com os pedacinhos das coisas. Por isso, leve passagem com a varinha, e uma sopa com pedacinhos.
Conferir o sal e deixar arrefecer com o tacho destapado até ser altura de servir, quando se pode voltar a aquecer novamente.
Fora do lume, e mesmo antes de servir, colocar a manteiga, colher a colher.
Colocar numa tigela, ou numa terrina, caso seja uma ocasião especial, e decorar com as ervas recém cortadas.


Esta sopa é muito versátil: pode servir de base, à qual se acrescentam outros ingredientes, como cenouras, espargos, feijão-verde, couve-flor, bróculos.
Em vez de manteiga, podem ser utilizadas natas.
Pode ser servida quente, ou fria.


Sem comentários: