sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Quem quer bom alheiro, planta alhos em Janeiro.


Já o diziam os antigos!
Em Janeiro, não há muito que plantar. É a altura de proteger as plantinhas do frio, e de planear o próximo ano: o que queremos fazer no quintal/jardim/varanda/parapeito/propriedade, escolher sementes, planear presentes, decorações, novas aquisições, etc. Este ano quero descobrir para a minha varanda um relógio de sol (elemento fogo), uma daquelas fontes orientais que não seja preciso ligar à corrente (elemento água) – isto é que me tem estado a dar trabalho…, e uma daquelas casinhas de madeira para os passarinhos viajantes, que são feitas à mão por um senhor em Óbidos!

No crescente de Janeiro, plantam-se favas e ervilhas; quem tiver vinha, está na altura de a podar; preparam-se as terras para o batatal e podam-se algumas árvores de fruto, se não estiver muito frio.
No Norte e no Centro, semeia-se centeio, couve galega, nabos, nabiças, rabanetes, salsa e tomate.
No Sul, abóbora, cenoura, couves, ervilha, feijão, nabiças e tomate.
Na Horta: Semeia-se (em canteiros bem abrigados e defendidos das geadas): alfaces romanas, couve repolho e portuguesa, rabanetes, favas, ervilhas e grão-de-bico.
No Jardim: Semeiam-se begónias, ervilhas de cheiro, girassóis, lírios.

Para os mais espevitados, eis uma sugestão divertida e prática: plantar gengibre!
Sabem aquelas raízes de gengibre que se vendem nas mercearias, ou no Pingo Doce ao pé de casa? Pegam na raiz, colocam num vaso com terra leve e ligeiramente arenosa, põem num parapeito ao sol, regam frequentemente e, mensalmente, colocam um pouco de fertilizante rico em fósforo.
Daí a cerca de 8 meses, podem fazer a colheita, e guardem uma raiz para replantar.




Sem comentários: