segunda-feira, 16 de maio de 2011

Bolo de Noz.

Precisamos de:

1 1/2 chávena de açúcar
6 ovos
1 colher chá de fermento
1 chávena de farinha
100 grs de nozes

Preparação:

Batem-se muito bem os ovos com o açúcar.
Juntam-se as nozes partidas (não desfeitas, em bocados grandes)
Envolve-se a farinha e o fermento.
Coloca-se numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Vai ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 1 hora.

Como usei a forma rectangular, cortei depois em quadrados.

Excelente para levar no piquenique ao jardim!


Açorda de bacalhau.

Lá descobrimos um pão que se parece mais ou menos com o nosso!

Para fazer, precisámos de:

1 posta de bacalhau (esta sim, veio de Portugal - a sogra trouxe bacalhau seco, e cá demolhei e meti em postas no congelador. Dá até ao Natal!)
pão
coentros
ovos
sal
alho
azeite

Preparação:

Colocar o bacalhau a cozer.
Depois de cozido, deixa-se esfriar um pouco e desfia-se.
Aproveita-se a água.
Moer no almofariz os coentros cortados, o alho picado, o sal e o azeite.
Entretanto, meteram-se ovos a gosto a escalfar na água do bacalhau.
Parte-se o pão para dentro de um tacho.
Junta-se o bacalhau desfiado.
Deita-se a mistura de coentros para cima.
Eu costumo meter ainda mais um bocado de azeite em cima.
Coloca-se a água de cozer o bacalhau (só a água, sem os ovos) e mexe-se.
Colocam-se os ovos em cima e serve-se.

Bom Apetite!



segunda-feira, 4 de abril de 2011

Bolo de Chocolate. Só porque sim!

Hoje resolvi experimentar uma nova receita de bolo de chocolate.

Leva:

1 chávena de óleo vegetal
3 ovos
1 chávena de açúcar
1 1/2 chávena de farinha
1 colher chá de fermento em pó
1 chávena de chocolate em pó
1 chávena de água morna

Batem-se muito bem os ovos com o óleo.
Junta-se o açúcar a pouco e pouco.
Mistura-se muito bem.
Envolve-se bem a farinha e o fermento.

Acrescenta-se o chocolate em pó e a água morna.
Envolve-se tudo e deita-se numa forma barrada com manteiga e polvilhada com farinha.

Vai ao forno pré-aquecido cerca de 40 minutos, a 200ºC.

Está pronto!

terça-feira, 15 de março de 2011

Bolo de Mel de Castelo Branco. Mais ou menos...

Esta receita foi tirada de uma peça de herança familiar lá de casa (eu tenho andado muito dada ao arranjo da árvore genealógica, é um facto...) para trazer para Madrid, para, de vez em quando, fazer aquelas coisas que nos lembram a infância e as coisas doidas que somos por causa disso.

O bolo de mel e azeite era aposta certa da avó da Mariana, uma amiguinha que tínhamos lá no bairro, alentejana do lado da mãe, e essa avó veio lá dos Alentejos com este bolo para nos fazer sentir água na boca à hora do lanche!

Não sei se será o mesmo, mas deixa o mesmo cheiro pela casa toda, o que é um regalo!


Eu alterei um pouco a receita. Fiz deste modo:

Ingredientes:

1 chávena de açúcar, mal cheia
6 ovos
1 1/2 chávena de farinha
1 colher de café de fermento em pó
2,5 dl de azeite
2,5 dl de mel
margarina e farinha q.b.


Preparação:

Bater bem os ovos com o açúcar.
À parte, leve ao lume até ferver, mexendo de vez em quando, o azeite com o mel.
Deixe arrefecer e junte ao açúcar batido com os ovos.
Adicione a farinha peneirada e o fermento em pó e envolva bem, sem bater.
Como aqui em casa ainda não há forma de bolo, deitei num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha e levei ao forno durante 40 minutos, a 200 ºC.
Depois, cortei em quadrados.

E cá está ele!


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Está a espreitar a Primavera!

O que é belo há de ser eternamente
Uma alegria, e há de seguir presente.
Não morre; onde quer que a vida breve
Nos leve, há de nos dar um sono leve,
Cheio de sonhos e de calmo alento.
Assim, cabe tecer cada momento
Nessa grinalda que nos entretece
À terra, apesar da pouca messe
De nobres naturezas, das agruras,
Das nossas tristes aflições escuras,
Das duras dores. Sim, ainda que rara,
Alguma forma de beleza aclara
As névoas da alma. O sol e a lua estão
Luzindo e há sempre uma árvore onde vão
Sombrear-se as ovelhas; cravos, cachos
De uvas num mundo verde; riachos
Que refrescam, e o bálsamo da aragem
Que ameniza o calor; musgo, folhagem,
Campos, aromas, flores, grãos, sementes,
E a grandeza do fim que aos imponentes
Mortos pensamos recobrir de glória,
E os contos encantados na memória:
Fonte sem fim dessa imortal bebida
Que vem do céus e alenta a nossa vida.
Endymion (trecho)
John Keats.


sábado, 30 de outubro de 2010

Desejos para o Samhain =)

Amizade sincera e verdadeira

Plantas

Livros

Conhecer lugares

Música boa

Cozinha

Amor, muito Amor!

Experimentar coisas novas noutras cozinhas

Coisitas pequenas que crescem e que nos testam e às vezes atentam contra a nossa sanidade mas que valem tudo no mundo

E muitas coisas boas!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Diospiro.

O fruto do Outono, por excelência!

Originário da China, apelidado de fruto dos deuses e fogo divino, como se pode calcular pela cor, está cheio de vitaminas!

Ontem foram na forma mais natural - lavados e comidos à dentada, uma grande chavasqueira, mas sabem mesmo bem assim.

Podem ser consumidos simples, gelados, com canela, com natas batidas, com bolo, em batidos, com iogurte, em puré, secos, ou em tartes.

(Não que tenha a ver... mas num dos episódios do Pushing Daisies até falam da Persimmon Pie, e é coisa que tenho de experimentar um dia destes!)