segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Bolo de Chocolate, infalível no Halloween!
Doce de Abóbora.
Depois... fez-se um doce e ainda sobrou para sopa!
Para o Doce, usei:
800 grs de abóbora
600 grs de açúcar amarelo
1 pau de canela
Coze até atingir ponto de estrada.
Coloca-se em frascos esterilizados, et voilá!
domingo, 1 de novembro de 2009
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Marmelada da Tia Rosa
Nunca tinha experimentado fazer a marmelada :S, apesar de a ver ser feita na família desde sempre, mas acabo por falhar sempre um ou outro momento fundamental.
Afinal, nada de muito grave, que a marmelada é um doce muito fácil de se fazer!
Para esta receita, usei os marmelos que eu, a Z. e o N. apanhámos em Tomar!
Ingredientes:
1 kg de marmelos
700 gr açúcar amarelo
Sumo de limão
Um pouquinho de água
Descascar os marmelos e cortá-los em pedaços. Eu corto-os em quartos, e depois corto os quartos ao meio. Ir colocando os pedaços numa tigela com água e sumo de limão, para os marmelos não escurecerem.
Colocar um pouco de água no fundo de um tacho e pôr a fruta ao lume. A água, que evapora logo, é para evitar que a fruta se cole ao fundo.
Colocar o açúcar e deixar cozer bem, com o tacho tapado, mexendo de vez em quando. A Tia Rosa, para este processo, utiliza a panela de pressão, mas chegámos à conclusão que desta forma também se faz bem, e a cozinha fica com um cheiro muito agradável!
Quando a fruta estiver cozida, passa-se muito bem com a varinha mágica.
O aspecto que deve ter é o de um puré grosso.
Se necessário, volta ao lume a apurar, mas neste caso ficou logo bem.
Achei que tinha uma cor demasiado clara, mas depois de tirar do lume começa a escurecer.
E ficou muito boa!
Nota: a Tia Rosa (aka Tia TS…) é a minha tia avó, irmã da minha avó. Ontem à tarde, na cozinha, estávamos as 3. Faltava a minha mãe e a minha tia, que mora nos States, mas que é saloia pura e que, tal como esta sobrinha, tem a mania dos doces e compotas. Uma família de mulheres, afinal!
Compota de Ameixa Vermelha e Canela
Apareceram umas quantas em casa. Logo, tacho com elas!
Ingredientes:
700 gr de ameixas
500 gr de açúcar
2 paus de canela
Descascar as ameixas, cortá-las em metades ou quartos, dependendo do tamanho, e retirar os caroços.
Colocar os frutos num tacho, juntar o açúcar e os paus de canela.
Levar a lume moderado cerca de 20 minutos, mexendo sempre, até que o açúcar se dissolva.
Aumentar o lume, deixar ferver em cachão e cozinhar durante cerca de 5 minutos, até a compota atingir um ponto de solidificação.
Deitar em frascos esterilizados, deixar arrefecer e vedar.
. Desta vez, experimentei fazer um doce sem meter água, usando apenas os sucos do fruto e do açúcar. A meu ver, saiu consideravelmente melhor!
. Uma vez que as ameixas contém uma elevada quantidade de pectina, convém vigiar com atenção o seu ponto de solidificação, pois cozer alguns minutos a mais equivale a que a compota fique muito grossa e rija.


