terça-feira, 28 de julho de 2009

Doce de Manga e Pêssego.

Mais um doce, meio inventado, para aproveitar uma manga que estava a ficar madura demais lá em casa de Mamãe.
Obviamente, Mamãe foi a primeira a ganhar um frasco de doce, mas acabei por ficar sem nenhum, porque, de repente, ficou toda a gente gulosa, e tive de os distribuir!
E., ia guardar um para ti, estava a fazê-lo e a pensar "a rata gulosa ia gostar deste!", mas como vais uns tempos lá para a Bifolândia, faço mais para quando chegares! Prometido!

Para este doce, usei:
. 1 manga
. 4 pêssegos
(deu cerca de 800 grs de fruta)
. 500 grs de açúcar amarelo
. 1 chávena de água
. 1 pau de canela (tinha de ser...)


Coloca-se ao lume a água e o açúcar, até formal uma calda, o que dura cerca de 15 minutos.
Juntar, entretanto, o pau de canela, para a calda ir ganhando o aroma da especiaria.


Baixar o lume e juntar a fruta.

Deixar cozer até atingir o ponto de estrada, cerca de 40 mminutos, tendo o cuidado de ir mexendo durante a cozedura.
Ter cuidado mesmo, que aquilo, às vezes, decide-se a cuspir para o alto, e é por isso que a autora desta receita tem um salpico marcado no queixo!

Adorei a cor caramelo que o doce ganhou, a mistura das frutas alaranjadas com o açúcar amarelo (ou louro, como se diz cá em casa...)



Bon Apetit!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Batido de Banana!

Muito, muito fácil de fazer!

Precisam de:

. leite (a gosto - em termos de quantidade, leite de soja, de cabra, de vaca, de arroz, é à vontade do freguês! Para esta receita, usei leite de vaca, mas bem fresquinho!)

. banana (usei duas, maduras, ma non troppo, podem usar pêssego, morango, ou outra fruta do vosso gosto)



Tudo metido dentro do copo misturador, varinha mágica lá dentro, misturar com rigor, e está pronto um batido fresquinho, saboroso e sem uma ponta de açúcar, a não ser o que vem na fruta!



Excelente para o lanche em tardes quentes de Verão, ou para começar bem o dia, ao pequeno-almoço! E os miúdos adoram!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Doce de Laranja e Gengibre,

ou outra forma de apreciar o tradicional Truly British Orange Marmalade! A receita base foi retirada do livro de conservas da Maf, com algumas alterações desta que se assina. Nomeadamente o Gengibre, que espevita o Doce! Do enjoy!

1 kg de laranjas
2 limões
2 litros de água
1,5 kg de açúcar granulado
Gengibre fresco em tirinhas – algumas, a gosto

Preparação:
Lave muito bem as laranjas e os limões para tirar a camada de verniz.
Divida todos os citrinos ao meio. Retire os caroços e reserve-os.
Corte-os em fatias finas no feitio de semi-círculos.
Corte os frutos em fatias finas. Corte o gengibre em fatias igualmente finas e junte.
Coloque os caroços num saquinho de musselina.
Coloque os frutos e o saquinho de musselina numa tigela grande com a água.
Cubra e deixe descansar de um dia para o outro.
No dia seguinte, deite os citrinos, o gengibre e a água num tacho.
Leve a ferver, reduza a chama e coza em lume brando cerca de 45 minutos, 1 hora, ou até a casca da laranja estar mole e a mistura reduzida a metade.
Adicione o açúcar ao conteúdo do tacho.
Deixe voltar a levantar fervura, mexendo sempre para dissolver o açúcar.
Limpe a espuma.
Ferva a mistura em lume vivo 10-15 minutos, ou até estar em ponto de estrada.
Retire do lume, coloque em frascos esterilizados e vede bem.


Fica de estalo em torradinhas…

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Batido de Frutos de Caroço.

A estreia da cozinha da maison nova – desta vez só minha! Pelo menos até o pessoal vir até cá! Aí pondero partilhá-la!
Por enquanto, as coisas estão a funcionar ainda a meio gás, ou melhor, estão a funcionar mesmo sem gás, o que quer dizer que me tenho alimentado à custa de comidinha feita na casa de Mamãe ou de Vóvó e aquecida no micro-ondas, ou de saladinhas, o que, em termos práticos, quer dizer que o gás não está a fazer assim tanta falta. É chato por causa dos banhos, mas sempre se tem a casa de Vóvó, e o tempo também não está assim tão frio. Pior era sem água.
Et bien, este batido teve como objectivo duas coisas: estrear uma coisita gira que recebi da Maf, Jorgix e Petit Gaby, e acabar com umas frutas do pomarzito dos meus avós que estavam a querer dar de si ali na fruteira.
Logo, agarrei na fruta, meti dentro da máquina, diverti-me à maluca com a mistura e o barulho, e depois servi ao jantar!

Apontem, levou:

4 pêssegos
2 ameixas brancas
1 ameixa vermelha

Lavam as frutas, tiram a casca e os caroços, cortam em pedaços, metem na liquidificadora, carregam no botão, e voilá!
Sumo fresquinho e delicioso! Completamente saudável e biológico!
Ainda tive tentações de meter uma laranja ou duas lá para dentro, mas fica para outra vez!

PS, perdoem-me os puristas, mas tive mesmo de usar o jarrinho da sangria. Foi por uma causa nobre!
PS2, e nem imaginam o cheiro a bolos que é aqui na praceta, de manhã! É que há ali uma pastelaria de fabrico próprio... Huuuummm, tão bom!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Queijadas de Leite

1 litro leite
50 gr manteiga
800 gr açúcar
200 gr farinha
8 ovos
1 c. chá aroma de baunilha
Manteiga e farinha q.b.

Preparação:
Ligue o forno a 200 ºC. Unte pequenas formas com manteiga e polvilhe-as com farinha.
Ferva o leite com a manteiga. Envolva o açúcar com a farinha e adicione-lhes os ovos, um a um.
Verta o leite quente, mexendo sem parar.
Aromatize com a baunilha e passe tudo por um passador de rede fina.
Coloque as formas sobre um tabuleiro e preencha-as com o preparado.
Coloque água quente dentro do tabuleiro, enchendo-o até meio.
Leve ao forno, já quente, e deixe cozer durante 35 minutos.
Desenforme mornas ou frias.


Nem uma sombra das queijadinhas de Mamãe! A fórmula correcta continua por alcançar, mas já esteve mais distante!

sábado, 4 de julho de 2009

Tomate e Manjericão em Azeite. Uma variante com aroma mediterrânico.

250 gr tomate-cereja Azura
4 a 5 folhas de manjericão
3 a 4 folhas de louro
3 a 4 malaguetas
8 dentes de alho
Sal
Azeite


Preparação:

Lave bem os tomates.

Com um palito, faça-lhe vários furos.

Num frasco esterilizado, de boca larga, coloque as malaguetas, os alhos cortados em quartos, o manjericão, o louro e o sal.

Encha o frasco com azeite.

Feche o frasco e mexa para dissolver.
Este molho pode ser adicionado a um refogado.

Fica excelente com massas. E mais nada. Vá, uns cogumelos.

Conserva-se durante cerca de 6 meses.


Boas experiências!


terça-feira, 2 de junho de 2009

Salada Apressada

Hoje, como é hábito, quando olho para o relógio já são horas de ir embora. Corro para ir buscar a mala e de repente, o meu estômago reclama atenção!
Porra! Esqueci-me de almoçar!
Espera lá! Ainda tenho 5 minutos e se roubar outros 5 minutos no caminho... significa ir um pouquinho mais depressa! Se calhar ainda consigo arranjar qualquer coisa!
Tiro o resto de arroz de ontem (arroz branco), uma fatia de presunto rasgada aos bocados para cima do arroz, uma fatia de fiambre igualmente rasgada, meio queijo fresco aos bocados, umas folhas de alface, meio tomate fresquinho e faltou-me um ovito cozido, mas já estava a abusar do tempo.
Tudo envolvido em maionese e VOILÁ! Uma bela salada para um almoço de inicios quentes de Junho!
Hei-de repetir!
Peço desculpas pela falta de fotos mas, geralmente, não há tempo para mais!
Decidi ir pondo o que me parecer digno, se fico à espera de fotos nunca mais cá consigo pôr nada!